Quero Ser Fotógrafo – O que Estudar?

Compartilhe Conhecimento!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Se você já se perguntou “O Que Estudar?”  quando pensou “Quero Ser Fotógrafo“, nós da Escola de Fotógrafos temos algumas recomendações:

Nessa #DicasDoLucas #2 “O Que É Importante Estudar na Fotografia”, vamos falar de Composição, Tratamento de Imagem, Luz, Marketing, Vendas, Administração, que são os tópicos que eu considero mais importantes de serem estudados para quem quer não só fazer boas fotos mas também viver de fotografia.

Composição

Antes de mais nada, é importantíssimo saber o básico – dominar ISO, Abertura e Tempo de Exposição/Velocidade. Sem essa base sólida, vai ser muito difícil conseguir construir uma carreira na fotografia ou conseguir os resultados que você deseja. Esse conteúdo você pode conseguir gratuitamente na Internet (eu aprendi sozinho), ou pode recorrer a um curso, como o nosso Comprei uma Câmera, e Agora?, que cobre toda a parte inicial da fotografia.

ensaio-editorial-book-fotografo-porto-alegre-lucas-cavalheiro

Composição – Regra dos Terços e Ponto de Fuga

Pois bem, muito se fala em Regra dos Terços, mas poucos sabem que existem muitas outras técnicas de composição, conceitos importantes, como Proporção Áurea, Espiral de Fibonacci, Triângulos, Pontos de Fuga, entre outros. No vídeo, eu falo em Plongée e Contra-Plongée, que nada mais é do que fotografar de cima pra baixo e de baixo para cima (respectivamente). E só esse simples fato já altera um mundo de percepções na nossa foto – deixar as pessoas maiores, imponentes, mais gordinhas, por exemplo. Recomendo um bom livro, o Olho do Fotógrafo, do Michael Freeman. Já li e achei excelente.

Também gravei uma dica só sobre Composição, que você pode ver >> aqui <<

Tratamento de Imagem

O tratamento de imagem é algo que eu considero essencial na fotografia digital. Por melhor que sejam a sua câmera e a sua lente, provavelmente podemos melhorar o resultado final da sua foto com ajustes de contraste, saturação, nitidez, por exemplo.

Exemplo de Foto Antes e Depois de um tratamento no Lightroom

Eu considero hoje o Lightroom uma peça fundamental para quem deseja viver de fotografia. Com ele nós podemos organizar todo o fluxo de trabalho na fotografia, separar as fotos boas das fotos ruins. Além disso, o Lightroom é consideravelmente mais intuitivo do que o Photoshop, por exemplo. Eu diria que em 3 meses de uso e estudo, aprendendo do jeito certo, conseguimos aproveitar uns 95% do que a ferramenta oferece – o que não acontece com o Photoshop – eu, por exemplo, uso o PS desde 2006 e devo saber uns 30 a 40% do que ele pode fazer. No Lightroom, me sinto completamente seguro ao usar, mesmo utilizando a bem menos tempo.

Caso você tenha interesse, aqui no Compartilhe Conhecimento eu tenho um Curso Online de Lightroom, que ensina desde o básico do funcionamento do programa, bem para iniciante, até técnicas avançadas de correções de cores, algo que utilizo constantemente para editar os meus ensaios, por exemplo.

Não deixe de pensar no tratamento de imagem, seja para melhorar o resultado que você já tem, seja para otimizar o seu fluxo de trabalho e poder entregar os trabalhos mais rapidamente.

Gosta de Fotografia? Receba nossas Dicas

Eu te enviarei alguns emails com nossas dicas sempre que produzirmos novos conteúdos.

Não enviamos spam. Fique tranquilo.

Luz

Luz Natural, Flash, Led. Você sabe quando usar cada um? Sabe controlar a intensidade de luz de cada?

Pense sobre isso. Se não sabemos como dominar a luz, algum dia esse conhecimento fará falta. É muito importante que você saiba como fazer e por que fazer.

MG_8124

Flash Fora da Câmera – Strobist

Saber por exemplo que o melhor horário para fotografar com luz natural é quando ele está mais próximo do horizonte – entre 17 e 18h, por exemplo, a luz fica bem dourada e numa posição muito bonita para iluminar rostos. Fuja do sol próximo ao meio-dia, geralmente vai limitar muito as poses que você vai ter uma boa luz.

Com flash, eu prefiro utilizá-lo fora da câmera, com Strobist. Dessa maneira aumentamos as possibilidades criativas. Se você só tem como usar em cima da câmera, geralmente usar uma parede pra rebater, ou até mesmo o teto, vai dar um resultado melhor. E, claro: evento prefira TTL. Ensaios fica ao seu gosto utilizar flash manual ou TTL.

O LED é uma luz contínua e geralmente bem fraca. Só vai ser útil para ser utilizada a noite ou em locais escuros. Como vantagem que temos é que já conseguimos ver o resultado na foto antes mesmo do clique. A desvantagem, além da potência, é que pode atrapalhar ou inibir os convidados do evento, por exemplo, ou incomodar os olhos do seu cliente no ensaio a noite.

Aqui no Compartilhe Conhecimento eu tenho um Curso Online sobre Flash e Strobist. O Allan Elly também tem um curso online sobre luz – Uso Criativo da Luz – voltado para ensino da luz que é recomendado a quem gosta de evento.

Marketing, Vendas e Administração

Esses 3 itens irão garantir que você consiga viver de fotografia. Se você não sabe como divulgar corretamente o seu trabalho, não sabe como vender e não sabe como administrar o fluxo de caixa da sua empresa de fotografia, provavelmente você vai entrar no mercado, ficar entre 6 meses e 2 anos e vai sair. Por quê? Porque você não planejou as ações necessárias para sobreviver, como calcular corretamente os seus custos, saber como montar o seu orçamento, identificar que tipo de cliente você atinge e como conquistar novos clientes.

Esse texto aqui, por exemplo, faz uso de uma técnica de marketing chamada Marketing de Conteúdo. Nós entregamos uma informação valiosa a um cliente em potencial. Sem esse conteúdo, aquele prospecto talvez nunca nos conhecesse.

Tema para Ensaio Sensual - Marketing

Tema para Ensaio Sensual – Marketing

Como fazer isso na fotografia? Pense nas dúvidas que o seu cliente tem antes de contratar um fotógrafo. Por que vocês acham que eu tenho um texto no blog do meu site chamado “4 Ideias Para o seu Ensaio Sensual“? As mulheres tem muitas dúvidas de como funciona o ensaio, que roupas usar, entre outras coisas. Elas pesquisam no Google sobre temas de ensaio sensual, caem no meu blog. O primeiro passo está dado, você já foi encontrado por aquele cliente em potencial, afinal de contas, só pesquisa sobre ideias de ensaio sensual quem está cogitando fazer um. E, no texto, eu mostro todo o meu conhecimento do assunto, toda a minha experiência. Isso tudo feito sem precisar empurrar goela abaixo um pacote de ensaios. Eu simplesmente dou as dicas e, se ela gostar de mim e das fotos que propositalmente utilizei no post, entrará em contato. Simples, não?

Gostou? Essa é só UMA dica de Marketing. Há um universo gigantesco que você pode estar ignorando e que pode fazer o seu negócio na fotografia finalmente decolar. O Allan Elly tem um Curso Online de Marketing e Vendas para Fotógrafos.

Todos esses assuntos fazem parte do principal curso da Escola de Fotógrafos – o Curso Quer Ser Fotógrafojustamente porque consideramos muito importante todos esses assuntos. Estude. Pratique. Invista em Conhecimento.

Gosta de Fotografia? Receba nossas Dicas

Eu te enviarei alguns emails com nossas dicas sempre que produzirmos novos conteúdos.

Não enviamos spam. Fique tranquilo.

Tem uma dúvida? Conversa aí!


Compartilhe Conhecimento!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •