9 Teclas de Atalho do Lightroom Que Quase Ninguém Conhece e que Melhoram a Produtividade

Usar o Lightroom Classic CC diariamente exige conhecer as teclas de atalho para que você consiga editar  e trabalhar mais rápido. Abaixo vou listar as que eu considero mais úteis (e que nem todo mundo sabe), mas fique a vontade para comentar as tuas preferidas também.

1 CAPSLOCK para Avançar Sozinho

Quando você dá estrelas ou marca com bandeira, o Lightroom avança sozinho para a próxima foto se você está com o CAPSLOCK ativado. Se você faz a curadoria das tuas fotos usando Classificação por estrelas (teclas numéricas de 1 a 5) ou por bandeiras (“P” para selecionada, “X” para rejeitada e “U” para remover) ou ainda por rótulos de cor (6 a 9 no teclado), pode avançar para a próxima foto com a seta ou então pode deixar o caps ativado e ele vai sozinho após você classificar.

E, como eu sempre falo, tanto no meu Curso Online de Lightroom quanto no presencial, o LR é perfeitamente adaptável às nossas manias. Então também dá pra usar o SHIFT + X/P/U/1-9 para classificar e avançar sozinho

2 ‘ (apóstrofo) para Colocar e Retirar Bandeira de Sinalização

Essa tecla está abaixo do ESC nos teclados ABNT 2 brasileiros. Quase todo mundo usa o P para fazer isso, mas para remover devemos usar o “U”. O serve para colocar e retirar a bandeira também sem precisar mudar de tecla. Também dá para definir como escolhida, rejeitada e retirar a bandeira usando CTRL + SETA PRA CIMA/BAIXO (essa eu descobri hoje pesquisando hehe)

Curiosidade: em teclados padrão americano (sem “ç”, por exemplo), a tecla abaixo do esc é outra (` e ~). É ali também que usamos para sinalizar, mas só funcionará esse atalho se você colocar o idioma de escrita como Inglês.

3 \ (barra invertida) ver Antes e Depois

No Modo Revelação, use a Barra Invertida ” \ ” para ver o Antes e Depois rapidamente. Se quiser comparar lado a lado, aí você pode usar o “Y”

4 CTRL + ALT + SETA (esquerda e direita ou pra cima) para Alternar Modos

Não sei se tu editas assim, mas quando eu estou querendo testar presets no Lightroom, ver novas cores, fazer testes, eu fico toda hora trocando entre o modo biblioteca como Grade e o modo revelação para editar a foto que eu escolhi. Também dá pra fazer isso usando G para Grade e D para Revelação (pra não esquecer, lembre que em inglês é Develop)

5 “O” para trocar as regras de composição

No Modo Revelação, selecione a ferramenta de Recortar (R). Se você nunca mexeu nisso, vai aparecer a Regra dos Terços, certo? Se apertar “O”, a regra de composição muda entre Diagonais, Triângulos, Áurea, Fibonacci, os padrões de corte (2×3, 5×7 e 4×5) e grade de deformação. Para os Triângulos,  Fibonacci e cortes, é possível girar/mudar a aplicação da regra com SHIFT + O

6 “L” para Escurecer a Tela

Se você é procrastinador como eu, isso vai te ajudar bastante. Apertando L (de Luzes), o Lightroom escurece toda a tela e só deixa a foto em destaque. Apertando mais uma vez, escurece ainda mais. Isso tem me ajudado a manter a concentração na ferramenta quando preciso selecionar um grande número de fotos. Outra dica é o SHIFT + F para deixar em tela cheia e esconder a barra do Windows e evitar aquela janela piscante do Facebook te chamando 😀

7 “ALT” + Clique no Painel para Modo Solitário (Revelação)

Essa é bem útil para quem não gosta de ficar dando scroll para encontrar o que você quer mexer para editar a foto no Modo Revelação. Segure ALT e aperte em qualquer um dos painéis. Pronto, todos se fecham e só aquele fica aberto. Se você clicar em outro, ele fecha todos e abre só o escolhido. Para sair desse modo, é só repetir o ALT + clique. Faz um teste aí: o que acontece se clicar com o CTRL?

8 CTRL + ALT + S para Sincronizar Fotos sem Abrir Janela de Configuração

O grande uso do Lightroom Classic CC é sincronizar edições. Isso poupa muito tempo. Quando estamos sincronizando vários conjuntos de fotos, é chato ter aquela janela abrindo toda hora. O único porém é que esse atalho só funciona (ao menos por enquanto) no modo Revelação. No Modo Biblioteca, temos que usar CTRL + SHIFT + S para sincronizar fotos (e depois confirmar na janela). A gambiarra no caso é usar COPIAR E COLAR as edições (CTRL + ALT + C  e CTRL + ALT + V)

9 SHIFT + H (esse é surpresa, testa aí 🙂

 

Dessas 9 dicas, quais você já usava? E quais gosta bastante e eu não citei? Comenta aqui.

Onde Aprender Mais?

E para aqueles que querem se aprofundar no conhecimento de Tratamento de Imagens usando o Lightroom Classic CC, eu tenho um curso bem completo com mais de 40 aulas. Eu mostro em detalhes tudo sobre catálogos, desempenho, exportação, revelação. É um curso que serve tanto para quem está começando do zero quanto para quem já edita e quer ver como conseguir as cores desejadas nas suas fotos.

Se quiser receber minhas Dicas de Fotografia por mensagem no Face, clica aqui e te inscreve

Share this post
  


18 thoughts on “9 Teclas de Atalho do Lightroom Que Quase Ninguém Conhece e que Melhoram a Produtividade

  1. Muito bom… gostaria de contribuir com mais alguns atalhos: com a ferramenta corte (R) selecionada, a letra “A” abre e fecha o cadeado da proporção do corte. Ctrl+C+V repete a configuração/edição da ultima foto. (função do botão ANTERIOR ao lado de redefinir)

  2. Muito bom. O CAPSLOCK, vou começar a usar ontem. “O” eu já conhecia de outros vídeos teus. E o H não testei ainda. Todos os comandos facilitam muito. Obrigado pelas dicas.

  3. Vc tem uma iniciativa muito boa em compartilhar seus trabalhos em dentrimento a necessidade eaprendizado de todo o tipo de profissional , fico feliz por cada postagem sua , sou ainda estudante de fotografia sem equipamentos espero está logo reproduzindo tudo isso em minha prática , obrigada pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *